Associação
A Portingaloise – Associação Cultural e Artística desenvolve recriações e também criações originais contemporâneas a partir da reflexão sobre conteúdos históricos e estéticos da época moderna. Em paralelo, desenvolve regularmente atividades pedagógicas, apresenta trabalhos de investigação científica e organiza anualmente o Portingaloise – Festival Internacional de Danças e Músicas Antigas.
CATARINA COSTA E SILVA
DIREÇÃO ARTÍSTICA E PEDAGÓGICA
A sua atividade artística e pedagógica abrange as suas diferentes formações: Curso vocacional de dança – Ginasiano Escola de Dança; Licenciatura em História da Arte – FLUP; Licenciatura em Canto – ESMAE; MA Music-Theatre Studies – University of Sheffield; Curso de Encenação de Ópera – FCGulbenkian.
THIAGO VAZ
DIREÇÃO EXECUTIVA
Cantor de formação, é mestre em Interpretação Artística/Música Antiga pela Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo – P. PORTO e bacharel em Música/Canto pela Universidade Federal de Uberlândia, Brasil. Estudou na Staatlich Hochschule für Music Trossingen (ERASMUS) e é mestre em Ensino de Música pela Universidade de Aveiro.
DANIELA LEITE CASTRO
Licenciada em Composição pela Esmae, Daniela Leite Castro é compositora e arranjadora, música e performer, e professora de voz, coro e práticas de conjunto no Ensino Livre. Na procura de uma maior transversalidade e interdisciplinaridade, desenvolve regularmente um trabalho de cruzamento de linguagens artísticas, em particular com a Dança e o Teatro, ora na performance, na criação ou na pedagogia.
ALEXANDRA CAMPOS
Tem formação em dança clássica, contemporânea e danças antigas. Neste campo, teve aulas com vários mestres de referência internacional. Como intérprete, colabora regularmente com Catarina Costa e Silva e Isabel Gonzaga. Alguns projetos resultam de co-produções com a Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo e a Escola de Música do Conservatório Nacional.
INÊS NEGRÃO
Nascida no Porto em 1980, desde cedo a dança e a música fizeram parte da sua formação. Licenciada pela Escola Superior de Dança estudou pedagogia e didáticas nas metodologias de dança, frequentando o programa Erasmus na Fontys Hogenscholen Dansacademie, na Holanda.
PEDRO SANTOS
É mestre em Composição pelo Conservatório Real de Haia (Países Baixos, 2005) e licenciado em Composição pela Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo (Politécnico do Porto, 2002). A sua atividade profissional abrange o ensino, a composição, a investigação e a crítica musical.
CRISTINA FERNANDES
Cristina Fernandes é investigadora integrada do INET-md (NOVA FCSH), tendo obtido um contrato para desenvolvimento do projecto “Music, Performing Arts and Diplomacy in the 18th century: Portuguese networks in the international stage” na 5.ª edição do Concurso Estímulo ao Emprego Científico Individual da FCT (2022).
SARA DACAL
Licenciou-se em Música Antiga, na especialidade de Cravo, pela Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Politécnico do Porto, tendo realizado ERASMUS na Staatlich Hochshule für Musik Trossingen, Alemanha. Concluiu o Mestrado em Estudos Artísticos na Universidade de Coimbra em 2018 com a seguinte dissertação: “A música impressa do fundo da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra – Catalogação dos livros de partes do séc. XVI”.