Do Tento à Tentação

Do Tento à Tentação visita o repertório de dança registado em manuscritos ibéricos para órgão (Porto, Braga, Coimbra e Madrid) como pavanas, xácaras, folias ou villanos, resgatando a sua forma coreográfica e a sua presença em repertório vocal. Destaca-se o vasto registo de formas de dança que circulavam pela Europa nos séculos XVII e XVIII, sendo estas, pela sua regularidade ou pela sua variação, privilegiadas para a composição musical, constituindo um repertório sempre presente na paisagem sonora da época. Pela sua riqueza tímbrica e pela sua frequente utilização, o órgão era um instrumento comum não só no contexto litúrgico e religioso, como também no contexto secular e mundano. Propõe-se uma viagem pelo repertório partilhado entre a cultura sacra e a profana, entre o coro alto e o salão, compreendendo esta permeabilidade e mútua sedução. É uma visão única sobre a cultura ibérica, ainda com reminiscências do Siglo de Oro (séc. XVII), mas já a aproximar-se de uma sociedade mais Galant e cosmopolita do séc. XVIII.

Do Tento à Tentação é um espetáculo cuja dramaturgia se desenvolve através da interação entre quatro personagens, o Mestre de Capela, o Cantor e as duas Damas, que habitam um espaço entre os mundos sacro e profano. O discurso dramático foi construído a partir de fontes musicais e coreicas em diálogo com documentos de origem secular e eclesiástica, que são evidências desse carácter ambivalente, mundano e litúrgico, da música para órgão do Siglo de Oro, das tensões associadas à sua transversalidade e ao papel que a dança interpretou como prática social e como veículo para as mudanças dos hábitos.

No repertório obras de André Campra, Arcangelo Corelli, Bartolomeu de Olagué, Bernardo Pasquini, Gaspar Sanz, José António Carlos de Seixas, José Torrelhas, Manuel Rodrigues Coelho, Martín y Coll, entre outros compositores anónimos.

FICHA TÉCNICA E ARTÍSTICA

Co-produção
Portingaloise & La Floreta

Direção cénica e dança
Catarina Costa e Silva

Direção coreográfica e dança
Diana Campóo

Direção musical e órgão
Fernando Miguel Jalôto

Canto e dança
Thiago Vaz

APRESENTAÇÃO

23/10/2022
8º FIO – Festival Internacional de Órgão de Vila Nova de Famalicão e Santo Tirso
Teatro Narciso Ferreira, Riba de Ave
*participação do bailarino Gláucio Romero


22/09/2023
IX Portingaloise – Festival Internacional de
Danças e Músicas Antigas
Armazém22, Vila Nova de Gaia