Festival IX
2023

PORTINGALOISE – Festival Internacional de Danças e Músicas Antigas é um festival que conjuga criação/performance, formação e divulgação de trabalhos relacionados com o património coreográfico europeu do século XV ao século XIX. É promovido pela Portingaloise Associação Cultural e Artística em parceria com a Kale Companhia de Dança e o Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da Universidade de Coimbra, e celebra em 2023, a sua 9ª Edição. Único em Portugal com essas características, privilegia a íntima relação entre a Dança e as demais artes do espetáculo no repertório antigo, este ano sob a temática das representações da dança ibérica no espaço peninsular. É composto por um Ciclo de Primavera e um Ciclo de Verão.

Desde a sua 1ª edição que tem como premissa o encontro de artistas, investigadores ou simples interessados neste repertório, observando conexões disciplinares e estéticas. Constituída por artistas e professores/formadores experientes, as ações regulares propostas pela Associação, e essencialmente pelo seu Festival, procuram chegar a diferentes públicos sensibilizando-os para a preservação e fruição informada do património.

O espetáculo Do Tento à Tentação visita o repertório de dança registado em manuscritos ibéricos para órgão (Porto, Braga, Coimbra e Madrid) como pavanas, xácaras, folias ou villanos, resgatando a sua forma coreográfica e a sua presença em repertório vocal. Destaca-se o vasto registo de formas de dança que circulavam pela Europa nos séculos XVII e XVIII, sendo estas, pela sua regularidade ou pela sua variação, privilegiadas para a composição musical, constituindo um repertório sempre presente na paisagem sonora da época. Pela sua riqueza tímbrica e pela sua frequente utilização, o órgão era um instrumento comum não só no contexto litúrgico e religioso, como também no contexto secular e mundano. Propõe-se uma viagem pelo repertório partilhado entre a cultura sacra e a profana, entre o coro alto e o salão, compreendendo esta permeabilidade e mútua sedução. É uma visão única sobre a cultura ibérica, ainda com reminiscências do Siglo de Oro (séc. XVII), mas já a aproximar-se de uma sociedade mais Galant e cosmopolita do séc. XVIII.

O Ciclo de Verão do IX PORTINGALOISE – Festival Internacional de Danças e Músicas Antigas conta com o apoio do Programa de Apoio a Projetos – Procedimento Simplificado 2022 da República Portuguesa – Cultura / Direção-Geral das Artes.

CICLO DE VERÃO
19 A 24 DE SETEMBRO
ARMAZÉM 22, V. N. DE GAIA

Residência Artística
19 A 22/set


Espetáculo “Do Tento à Tentação”
Ensemble Portingaloise & La Floreta
(BILHETES)
22/set | 21h00
Mais info


Curso de Dança Barroca Espanhola e Castanholas
Por Diana Campóo
(GRATUITO)
23/set | 11h00-13h00 | 14h30-16h30


Masterclass de Claviórgão* – Música de dança em fontes ibéricas para tecla do século XVII e inícios do século XVIII Por Fernando Miguel Jalôto
(PAGO)
23/set | 11h00-13h00 | 14h30-16h30
24/set | 10h00-14h00

*virginal 8′ + órgão positivo 8′ (tapado madeira) + 4′ (tapado metal) + realejo 4′; baseado em fontes e descrições com origens italianas e alemãs dos finais do século XVI e inícios do século XVII; construção de: Georges Heintz (órgão e realejo) e Marc Vogel (virginal)


Encontro Académico
Presencial e on-line (GRATUITO)
23/set | 17h00-19h00

Sónia Duarte (FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, IP; CESEM – Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical da Universidade NOVA de Lisboa) – «’Não tem outro ofício mais do que dançador’: imagens de dança na pintura portuguesa dos séculos XVI a XVIII».

Diana Campóo Schelotto (Centro Superior de Música del País Vasco – MUSIKENE) – «…espero determinen Sus Magestades los Bailes que quieren…»: La danza en las óperas de corte para Felipe V e Isabel de Farnesio (1738-1739)”

Fernando Miguel Jalôto (INET-MD: Instituto de Etnomusicologia – Centro de Estudos de Música e Dança / Faculdade de Ciências Sociais e Humanas – Universidade Nova de Lisboa – Doutorando) – «Sómente advirto, que por Officio se não toquem Minuetes e contradanças vulgares…» — uma visão de intérprete sobre a dança nas fontes portuguesas de música para órgão de finais do século XVII e no século XVIII.

Com a chancela do Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da Universidade de Coimbra

CICLO DE PRIMAVERA
15 A 19 DE MARÇO
ARMAZÉM 22, V. N. DE GAIA

Residência Artística


Curso de Introdução à Dança Barroca Espanhola (GRATUITO)
Por Catarina Costa e Silva
18/mar (sábado) 10h-13h + 14h30-17h30


Encontro Académico | Presencial e On-line (GRATUITO)
19/mar (domingo) 15h00-17h00

Catarina Costa e Silva (FLUC_CECH/ESMAE) – Documentos coreicos ibéricos do século XVIII: semelhanças e diferenças

Tiago Matias (FLUC_CECH) – Danças nas fontes portuguesas para guitarra barroca dos séculos XVII e XVIII

Com a chancela do Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da Universidade de Coimbra


Music for a while – Canções do séc. XVII
Recital por Thiago Vaz (tenor) e
Pedro Martins (tiorba, guitarra barroca)
19/mar (domingo) 18h00
(TICKETLINE)

FICHA TÉCNICA

Direção Artística:
Catarina Costa e Silva
Direção Executiva:
Thiago Vaz
Produção:
Daniela Leite Castro
Sara Dacal
Comunicação
Mayra Paolinelli
Design Gráfico
Z

Promotor:
Portingaloise Associação Cultural e Artística
Parceria:
Kale Companhia de Dança,
Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da Universidade de Coimbra
Apoio:
República Portuguesa – Cultura /
Direção-Geral das Artes,

Ginasiano Escola de Dança, Armazém 22, FCT-Fundação para a Ciência e Tecnologia