Oferta Formativa

A ação formativa da Portingaloise tem como objetivo o estudo científico (porque baseado em fontes primárias) e a experiência prática do repertório da dança europeia entre os séculos XV e XVIII. Destina-se a públicos de diferentes faixas etárias e com diferentes níveis de aptidão e experiência em dança, podendo ser enquadrado em ações pedagógicas no contexto do ensino regular, do ensino artístico especializado ou do ensino superior, em ações temáticas para determinados grupos como universidades seniores ou associações recreativas, ou ainda eventos que visam a preparação de animações e recriações históricas. Assim, o público destas ações contempla diferentes níveis seja o profissional, o escolar ou o recreativo.

O leque de formações temáticas, sempre veiculadas através de uma metodologia interdisciplinar – pode abordar determinada época histórica ou região (ex: Bassedanses do sec. XV da corte de Borgonha), a evolução de determinado repertório coreográfico específico (ex: Evolução do Menuet desde o sec. XVII até ao início do sec. XIX) ou as relações da indumentária e das regras de cortesia com a dança ou o papel da dança em determinado contexto cortesão ou teatral, a título de exemplo.

As ações de formação poderão ser organizadas como cursos intensivos (de 12 a 24 horas), workshops (de 6 a 12 horas) ou também em regime de masterclass (2 ou 3 horas), sendo estas durações meramente indicativas.  O espaço de acolhimento destas formações poderá ser providenciado por quem organiza a formação e convida a Portingaloise ou por esta. A relação de espaço / número de participantes deverá ser: 90m2 / 20 participantes.

Aulas Regulares

Aulas regulares de Danças Antigas às segundas-feiras (19:30-20:45) no Ginasiano Escola de Dança.

Formações pontuais

Outras formações, encontros, animações e workshops

Créditos da imagem de capa: Gonçalo Sério Limpo