Investigação
Esperando contribuir para um estudo cada vez mais profundo e científico na área da coreologia histórica, nomeadamente em Portugal, a Portingaloise promove desde 2016 Encontros Académicos de investigadores na área da dança antiga ou outras relacionadas (estética, etnografia, história da arte, musicologia, teatro). Neste sentido, concordamos que um trabalho conjunto em permanente partilha e diálogo poderá, não só salvar repertório do esquecimento, como também permitir um avanço significativo na investigação portuguesa no meio internacional.
Tal como a musicologia histórica atualmente adota por exemplo instrumentos de época ou diapasões específicos, a coreologia histórica apenas “ganha corpo” se desenvolver a necessária reflexão sobre o vocabulário físico específico contido em diferentes fontes. Descrições literárias ou registos pictóricos informam e sugerem, mas não são suficientes para basear reconstituições.
Reclamamos a reflexão dos conteúdos antigos no espaço e tempo presentes, pesquisando profundamente a reação do corpo contemporâneo às definições de movimento e gesto de outros contextos, recriando, revivendo a história e apreciando o património.
Publicações
Estudos Coreológicos 2016-2020. Contextos da Dança e Música Antigas.
Coord. Catarina Costa e Silva
Série Mundos e Fundos. Mundos Metodológico e Interpretativo dos Fundos Musicais. (vol. II).
“A presente publicação é resultado do contributo de investigadores e autores participantes no Encontro Académico do Portingaloise – Festival Internacional de Danças e Músicas Antigas, constituindo a sua componente académica e investigativa…”
Vídeos
Entrevista de Catarina Costa e Silva a Carlos Blanco
Canal “Danza Histórica en la Europa cortesana”.
Uma conversa sobre o seu percurso de formação e atuação, partilha da sua visão artística sobre as danças antigas e também sobre o trabalho desenvolvido pela Portingaloise, associação na qual é presidente e diretora artística.
Entrevista de Alexandra Canaveira Campos a Carlos Blanco
Canal “Danza Histórica en la Europa cortesana”.
Carlos Blanco apresenta os tratados portugueses do séc. XVIII na Biblioteca Nacional de Espanha com o precioso auxílio da investigadora e bailarina Alexandra Campos.
Cravistas em Quarentena
(Episódio 45)
Beatriz Pavan recebe Catarina Costa e Silva para falar sobre Le Caractère – Aprender música dançando.
DVD La Danse Baroque
Campos, Alexandra Canaveira de
(colab. artística).
Autoria: Béatrice Massin.
Realização: Marie-Hélène Rebois.
Produção: Compagnie Fêtes Galantes, Daphnie Productions
Portingaloise, marche!
Portingaloise, marche! é uma rubrica itinerante da Portingaloise – Associação Cultural e Artística, que visa divulgar a Dança Antiga, de forma pontual e intensiva, por diferentes regiões do país, visitando diversos contextos culturais, visando distintos públicos, desde jovens a seniores, amadores a profissionais. Documentos, locais e testemunhos relacionados com a prática da Dança Antiga são assim mote para uma fruição patrimonial mais informada.
2ª Edição
ARTE DE DANÇAR À FRANCEZA, 1760 de Joseph Thomas Cabreira
30 de novembro de 2024
Biblioteca Nacional de Portugal, Lisboa
Atividade organizada em torno da obra da Biblioteca Nacional de Portugal Arte de Dançar à Franceza, Lisboa, 1760, de Joseph Thomas Cabreira que, simultaneamente, promove o contacto direto com a fonte, a prática efetiva de repertório do século XVIII e a partilha de trabalhos académicos sobre o contexto social, cultural e artístico da época.
Workshop Minueto por Catarina Costa e Silva (CECH_Universidade de Coimbra | ESMAE_I.Porto)
10h00-13h00 (GRATUITO com Inscrição obrigatória)
O minueto será apresentado seguindo as orientações da obra de Cabreira albergada na BNP. Assim aprenderemos o passo característico desta dança assim como as suas principais figuras coreográficas. A obra será contextualizada na demais tratadística europeia, procurando compreender a sua importância na bibliografia coreológica da época.
Encontro Académico
14h30-17h00 (GRATUITO com Inscrição obrigatória)
- Os tratados de etiqueta e os manuais de civilidade: azulejo, decoração e vida social no Portugal de Setecentos | Maria Alexandra Trindade Gago da Câmara | Universidade Aberta | CHAIA
- Sobre a mobilidade da música de dança francesa do século XVII | Andrew Wooley | CESEM, NOVA_FCSH
- A primazia do menuet nas fontes coreológicas do século XVIII em Portugal | Catarina Costa e Silva | CECH_Universidade de Coimbra | ESMAE_I.Porto
Com a chancela do Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos – Projeto Mundos e Fundos da Universidade de Coimbra | Com o apoio da Fundação para a Ciência e Tecnologia
1ª Edição
Contradanças no Methodo de Pantezze, Lisboa 1761
29 de abril de 2023 (Dia Internacional da Dança)
Biblioteca Nacional de Portugal, Lisboa
Atividades organizadas em torno da obra da BNP Methodo ou Explicaçam para aprender com perfeição a dançar as Contradanças, Lisboa, 1761, de Julio Severin Pantezze promovendo o contacto direto com a fonte, a prática efetiva de repertório de Contradanças do século XVIII e ainda, a partilha de trabalhos académicos sobre o contexto social, artístico e recreativo da época.
Workshop de Contradanças do século XVIII por Catarina Costa e Silva (ESMAE; CECH_UC)
10h00-13h00 (GRATUITO com Inscrição obrigatória)
Encontro Académico
14h30-17h30 (GRATUITO com Inscrição obrigatória)
- José Camões (CET_FLUL) – As habilidades da dança nos teatros de Lisboa na segunda metade do século XVIII.
- Cristina Fernandes (INET-md_NOVA FCSH) – «Minuets to begin at Seven o’Clock precisely, Two Country-Dances only before Tea»: Bailes e assembleias no séc. XVIII europeu.
- Alexandra Campos (CHAM_ NOVA FCSH) – A “fala em que se dança”. Conhecer a obra de Julio Severin Pantezze – um manual de dança português do século XVIII.
Com a chancela do Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da Universidade de Coimbra | Projeto Mundos e Fundos
Em outras publicações
Música en las cortes ibéricas (1700-1834): ceremonial, artes del espectáculo y representación del poder
Cristina Fernandes (INET-md) e
Judith Ortega (Universidad Complutense de Madrid).
Sociedad Española de Musicología (SEDEM), 2023
No 4º capítulo, destinado à Danza, artigos de Catarina Costa e Silva, Alexandra Canaveira de Campos, Diana Campóo Schelotto e Raquel da Silva Aranha.
Contradanças e Quadrilhas Durienses: Um projeto de recolha e divulgação do NEFUP
Helena Queirós, Luís Monteiro,
Daniela Leite Castro.
Núcleo de Etnografia e Folclore da U.Porto (NEFUP), U.Porto Press, 2021.
Contradanças e Quadrilhas Durienses: Um projeto de recolha e divulgação do NEFUP é o resultado do trabalho desenvolvido, durante dois anos, no sentido de dar a conhecer e salvaguardar o riquíssimo património destas danças que ainda sobrevive na região.
Prefácio de Catarina Costa e Silva. Perspetiva Histórica por Daniela Leite Castro.
Revista Choreologica
EADH – European Association for Dance History, Vol. 11, n. 1, 2021.
Artigos de Susan Hamlin, Madeleine Inglehearn, Ricardo Barros, Catarina Costa e Silva e Tiziana Leucci.
Uma edição construída com contributos da conferência internacional anual da EADH que aconteceu no Porto em novembro de 2019, pela primeira vez em Portugal.
Publicações (por autor)
CAMPOS, Alexandra Canaveira de, Show and/or tell? What is the role of historical dance in period cinema? And what memory of the history of dance are we left with? – AVANCA | CINEMA 2019, ccord. A. Costa Valente, Avanca: Edições Cine-Clube de Avanca, 2019, pp. 217-226. ISSN: 2184-0520.
CAMPOS, Alexandra Canaveira de, Dançar a partir dos tratados – as danças de sociedade e a função do baile, Dançar para a República, coord. Daniel Tércio, Editorial Caminho, Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República, 2010, pp. 29-65. ISBN: 978-972-21-2139-2.
CAMPOS, Alexandra Canaveira de, Tratados de dança em Portugal no século XVIII. O lugar da dança na sociedade da época moderna (dissertação de mestrado), NOVA FCSH, 2009.
COSTA E SILVA, Catarina, The Dances in Henry Purcell’s Dido and Aeneas, Master of Arts – Music-Theatre Studies Dissertation, University of Sheffield, 2004
COSTA E SILVA, Catarina, Paseo – entre a medida e a dileção, Jornadas Mundos e Fundos, Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos – Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, Coimbra, 2022.
COSTA E SILVA, Catarina, Balle de las Danças – when dances dispute for primacy, Annual Conference – European Association for Dance History, European Association for Dance History, Londres, 2022.
COSTA E SILVA, Catarina, Bayamo, bulimo cus pé… dance elements in 17th century polyphonic repertory of Santa Cruz de Coimbra, Annual Conference – European Association for Dance History, European Association for Dance History, Porto, 2019.
COSTA E SILVA, Catarina, Registos e interpretações de repertório francês em documentos ibéricos – comparação de alguns exemplos, Seminário Internacional de Música nas Cortes Ibéricas, Universidade Nova de Lisboa – Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Lisboa, 2019.
COSTA E SILVA, Catarina, Todas suertes de danzas… o manuscrito de Felix Kinski no Porto em 1751, I Colóquio Internacional de Queluz – Diplomacia e Aristocracia como promotores da Música e do Teatro na Europa do Antigo Regime, Centro de Estudos Musicais Setecentistas de Portugal, Lisboa, 2016.
COSTA E SILVA, Catarina, Todas suertes de danzas…estudo e actualização de fonte coreográfica no Porto de 1751, Jornadas Mundos e Fundos, Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos – Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, Coimbra, 2016.
COSTA E SILVA, Catarina, Elementos coreológicos em manuscritos musicais do Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra: justificação da recriação coreográfica de excertos musicais concretos, Jornadas Mundos e Fundos, Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos – Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, Coimbra, 2015.
COSTA E SILVA, Catarina, Espagnol, je te supplie – presença do vocabulário espanhol no ballet de cour francês da 1a metade do séc. XVII, II Congresso Ibero-Americano de Jovens Musicólogos – Musicologia Criativa, Tagus Atlanticus Associação Cultural / Casa da Música do Porto, Porto, 2014.
COSTA E SILVA, Catarina, Aprender a música dançando: o caso específico das Airs de mouvement no século XVIII, Revista Portuguesa de Educação Musical, nº 135, 2010.
DACAL CRESPO, Sara, A música impressa do fundo da Biblioteca Geral da universidade de Coimbra. Catalogação dos livros de partes do séc. XVI (dissertação de mestrado), Universidade de Coimbra, 2018.
CRUVINEL, Thiago Vaz, O mito de Orfeo e a ópera no século XVII: um estudo sobre o surgimento da ópera em Itália (dissertação de mestrado), ESMAE, P.Porto, 2016.
FERNANDES, Cristina; ORTEGA, Judith (eds.), Música en las cortes ibéricas (siglos XVIII-XIX): Ceremonial, artes del espectáculo y representación del poder. Madrid: SEdeM – Sociedad Española de Musicologia (no prelo).
FERNANDES, Cristina, A recuperação de óperas setecentistas portuguesas através da crítica: aspectos históricos, interpretativos e ideológicos, Anais do V Simpósio Internacional Música e Crítica (Universidade Federal de Pelotas – Brasil), vol. 5, 2022.
FERNANDES, Cristina, Bailes, Danças e Contradanças nas narrativas dos rituais públicos: persistências e mudanças nas representações musicais e coreográficas ao longo do século XVIII, Conferência Internacional Rituais Públicos e Alteridade no Império Português (1450-1822), org. Projecto RITUALS. Biblioteca Nacional de Portugal, 26-27 Setembro, 2022.
FERNANDES, Cristina; YORDANOVA, Iskrena (eds.),“Padron mio colendissimo”: Letters About Music and the Stage in the 18th Century. Viena: Hollitzer Verlag (Cadernos de Queluz IV), 2021.
FERNANDES, Cristina, Eventi-spettacoli nella cerchia di André de Melo e Castro, ambasciatore portoghese a Roma (1718-1728): aspetti materiali, sociali e politici della performance, in Spectacles et performances artistiques à Rome (1644-1740). Une analyse historique à partir des archives familiales, ed. Goulet, Anne-Madeleine; Domínguez, José María; Oriol, Élodie. Roma: École Française de Rome, 2021, pp. 353-375.
FERNANDES, Cristina, Tra cappelle, palazzi e teatri: i percorsi professionali dei cantanti italiani al servizio di Giovanni V e di Maria Anna d’Asburgo, in Filippo Juvarra, Domenico Scarlatti e il ruolo delle donne nella promozione dell’opera in Portogallo, ed. Raggi, Giuseppina; Carneiro, Luís Soares. Roma: Artemide, 2021, pp. 157-180.
FERNANDES, Cristina; DIEZ DEL CORRAL, Pilar, Del Tajo al Tíber: La formación de músicos y artistas portugueses en Roma durante el reinado de Juan V (1707-1750), Revista de Historia Moderna, 38 (2020), pp. 326-359.
FERNANDES, Cristina, Da corte para as assembleias e academias de Lisboa e Madrid: a dança como afirmação social e como actividade lúdica. Seminário Internacional Música nas Cortes Ibéricas (séculos XVIII-XIX): artes do espectáculo e representação de poder (coord. Cristina Fernandes e Judith Ortega). Lisboa, Palácio Nacional da Ajuda, 12 e 13 de Dezembro, 2019.
FERNANDES, Cristina, Michel’angelo Lambertini y la novedad de los conciertos históricos con instrumentos antiguos en Lisboa (1906): Arqueologia musical y cosmopolitismo. Revista de Musicologia 42-1 (2019), pp. 153-182.
FERNANDES, Cristina, Maria Bárbara de Bragança’s music library and the circulation of musical repertories in 18th century Europe, in Le stagioni di Jommelli, edited by Biggi, Maria Ida; Coticelli, Francesco; Maione, Paologiovanni; Yordanova, Iskrena. Nápoles: Edizioni Turchini, 2018, pp. 901-929.
FERNANDES, Cristina, María Bárbara de Braganza y la cultura musical europea del siglo XVIII, in dossier Música de corte en feminino (coord. Judith Ortega), Scherzo (2018), pp. 77-81.
FERNANDES, Cristina (coord.), Dossier temático Música e poder real em Portugal no século XVIII: repertórios, práticas interpretativas e transferências culturais, Revista Portuguesa de Musicologia – nova série n. 5, 1-2 (2018).
FERNANDES, Cristina, Cartas de jogar, tocar e dançar: o baralho musical de José do Espírito Santo Oliveira (1755-1819) no contexto das assembleias lisboetas nos finais do Antigo Regime, in Jogos em Perspectiva: de Lisboa a Macau, 7-19. Lisboa: Apenas Livros | Ludus, 2015, pp. 7-19.
FERNANDES, Cristina, Da cultura de corte aos desafios da esfera pública: instrumentistas e repertórios instrumentais em trânsito entre a Real Câmara e os concertos públicos (1755-1807), in Música instrumental no período final do Antigo Regime: contextos, circulação e reportórios, ed. Fernandes, Cristina; Vanda de Sá. Lisboa: Colibri, 2014, pp. 77-106.
FERNANDES, Cristina, Boa voz de tiple, sciencia de música e prendas de acompanhamento. O Real Seminário da Patriarcal (1713-1834). Lisboa: Biblioteca Nacional de Portugal / INET-md, 2013.
Outros
Lisboa e a Corte nos séculos XVII e XVIII: Perspectivas de uma reconfiguração (Mesa redonda), A. Canaveira de Campos, A. Neto, H. Neto, S. Ceia, A. Camões Gouveia. ¿Decadencia o reconfiguración? Las monarquias de España y Portugal en el cambio de siglo (1640-1724), eds. J. Martínez Millán, F. Labrador Arroyo, F. Paula-Soares, Madrid: Ediciones Polifemo, 2017, pp. 397-422. ISBN: 978-84-16335-34-3.