X Festival
2024/2025

PORTINGALOISE – Festival Internacional de Danças e Músicas Antigas conjuga criação/performance, formação e investigação relacionadas com o património coreográfico europeu do século XV ao XIX. É promovido pela Portingaloise Associação Cultural e Artística em parceria com a Kale Cooperativa Cultural e o Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da Universidade de Coimbra | Projeto Mundos e Fundos.

Desde a sua 1ª edição que tem como premissa o encontro de artistas, investigadores e entusiastas deste repertório, explorando conexões disciplinares e estéticas ao refletir sobre os conteúdos antigos no espaço e tempo presentes, pesquisando profundamente a reação do corpo contemporâneo às definições de movimento e gesto de outros contextos. Não se limitando a ser apenas um festival de dança ou música, promove a observação da relação entre essas duas áreas na época moderna, reivindicando uma contextualização auxiliada pela história social, económica, e das demais artes do espetáculo.

Na 10ª edição celebramos o feminino. O feminino nas suas diferentes dimensões e suas diferentes manifestações; procurando-o no tempo, no espaço, em nós. Desde a 1ª edição em 2015 que o festival, na verdade, se designa feminino: Portingaloise é o título do primeiro registo de dança escrito referente a Portugal, no livro de bassedanses de Marguerite d’Autriche datado do final do século XV. Aí, a bassedanse Portingaloise constitui, muito possivelmente, uma homenagem a nobres portuguesas como Isabel de Portugal (1397-1471) ou Beatriz de Coimbra (1435-1462), que casaram na corte de Borgonha. Ao longo destes últimos anos, a dança antiga foi impulso para encontros e partilhas sobre a história, a arte, a cultura, no espaço europeu e fora dele, através da criação de espetáculos, comunicações científicas e experiências formativas. Na atual 10ª edição retornamos ao feminino dedicando, desta feita, a criação, a investigação e formação ao que foi escrito, composto, coreografado, dançado, cantado, tocado, por e para mulheres… em nome feminino… procurando as especificidades neste que constitui um repertório quase sempre diminuto, excecional – por vezes, até considerado menor – porque extraordinário na prevalecente produção masculina na época moderna.

Nesta edição, tal como no século XV, prestamos homenagem: a escritoras, compositoras, instrumentistas, bailarinas,… não só da idade moderna, mas também a atuais, convidando artistas e investigadoras de hoje que, com o seu trabalho, exaltam esse espaço feminino que, tantas vezes, o tempo teima em ocultar.

A dimensão formativa contará com os professores convidados Cecília Grácio-Moura (bailarina e docente portuguesa, referência internacional na dança antiga) e Guillaume Jablonka (bailarino e coreógrafo, especialista em dança do século XVIII, que dedica o seu curso à Allemande); na dimensão científica, comunicações de 6 investigadoras lusófonas, todas conciliando reconhecida obra científica e artística, que nos revelarão os seus estudos sobre o melhor da criação e prática artística feminina, desde o século XVIII ao século XX, nomeadamente em Portugal; na dimensão criativa/performativa, La Portugaise é concerto temático em setembro pela incontornável cravista portuguesa, Ana Mafalda Castro; em março, o Ensemble Portingaloise estreia mais um espetáculo intitulado Millefleurs, que conta com a direção musical da cravista e a direção cénica do reputado encenador Pedro Ribeiro. Esta edição comemorativa contará ainda com o olhar sensível da jovem artista audiovisual Ana Vargas que, fazendo parte da equipa criativa de Millefleurs, criará obra plástica original, que ampliará pelo futuro este encontro no feminino.

CRIAÇÃO | PERFORMANCE | FORMAÇÃO | INVESTIGAÇÃO

CICLO DE PRIMAVERA
21 A 30 DE MARÇO 2025
VILA NOVA DE GAIA
COIMBRA


Encontro Académico
Presencial e on-line
21/MAR | 10H30-13H30 (GRATUITO)
Anfiteatro III – 4º piso | FLUC, Universidade de Coimbra

“Expressões da festividade na literatura monástica feminina em Portugal” | Isabel Morujão (Universidade do Porto/ CITCEM)

“D. Maria Bárbara, Minueto Teatral ou da Saudade? Música instrumental de Frei Francisco de S. Boaventura (1733?-1802?) para as pupilas e monjas de Santa Clara (Porto)”| Magna Ferreira (ESMAE | CITCEM-FLUP)

“Entre Dança e Canção: Um Olhar sobre as 5 Canções Dançadas da Condessa de Proença-a-Velha”| Ana Barros (INET-md/UA)

Com a chancela do Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da Universidade de Coimbra | Projeto Mundos e Fundos


Espetáculo
MILLEFLEURS – O regresso à clausura dos outros
Ensemble Portingaloise & Udite Amanti
29/MAR, 19h00
ARMAZÉM22, V. N. de Gaia

As Cartas da Alcoforado, enclausurada num convento, são escritas como um bordado. Há ternura e dedicação na escolha de cada palavra, de cada ponto rematado. A partitura de dança é uma tapeçaria de movimento. Cada passo é um fio alinhavado com precisão, cada corte um gesto narrativo. A ópera é uma urdidura que reúne música e libreto por entre os quais passa a trama que sustenta a ação. As Novas Cartas Portuguesas foram fiadas por três rocas reclusas nas margens da sociedade de um Estado Velho em nó. Será a mulher-enfeite uma flor? Sensível, pura, delicada? Serão mil mulheres, millefleurs, uma tapeçaria antiga onde cada desenho carrega o seu peso na história? Por que razão, hoje, duas mulheres dançam bordados florais? O que nos leva a desfiar a sensibilidade feminina em jutas verticais e meadas presas? Chutamos as agulhas para longe? Será a sensibilidade, conhecimento ou apenas mais um fio que nos pedem para rematar?

Pedro Ribeiro (Dramaturgia e Encenação)


Curso de Dança Barroca por Cecília Grácio Moura
29 E 30 /MAR | 14H30-17H30
ARMAZÉM22, V. N. de Gaia

Neste curso pretende-se trabalhar a coreografia La Ribeyra, dança para um par composta pelo Maître À Danser M. Dezais, publicada em 1717 no XVème Recueil de danse e dedicada à Madame l’ Ambassadrice de Portugal.


MILLEFLEURS
Exposição de Ana Pinho Vargas
Inauguração 4/MAI | 17H00
6/MAI – 8/JUN | Terça a Domingo 9H00-12H00 / 14H00-17H30
Espaço Corpus Christi, V. N. de Gaia

CICLO DE VERÃO
17 A 22 DE SETEMBRO 2024

VILA NOVA DE GAIA
COIMBRA


Residência Artística
Ensemble Portingaloise & Udite Amanti
SET E NOV’24 | MAR’25
ARMAZÉM22, V. N. de Gaia


Encontro Académico
Presencial e on-line
20/SET | 10H30-13H30 (GRATUITO)
Anfiteatro III – 4º piso | FLUC, Universidade de Coimbra

“As mulheres musicistas no final do antigo regime: as monjas do Mosteiro de São Bento da Avé-Maria do Porto” | Rosana Marreco Brescia (CESEM – NOVA_FCSH)

“Sílfides e umbigadas: espaços e práticas da dança no feminino em testemunhos de viajantes estrangeiros no Portugal setecentista” | Inês Thomas Almeida (IELT – NOVA_FCSH)

“O baile de máscaras de Clara e Robert Schumann: exposição do processo criativo partilhado na década de 1830” | Ana Nistal Freijo (CECH – FLUC)

Com a chancela do Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da Universidade de Coimbra | Projeto Mundos e Fundos


La Portugaise
Concerto de Cravo por Ana Mafalda Castro
20/SET | 21H00 (GRATUITO)
Espaço Corpus Christi, V. N. de Gaia

Desde o glosar do sensível tema de Susanne un jour até à música galante de Anna Bon di Venezia, passando pela sofisticação da obra de Elizabeth Jacquet de la Guerre, a cravista Ana Mafalda Castro propõe-nos um encontro com o conteúdo artístico de inspiração feminina ou composto por mulheres.


Curso de Dança Barroca por Guillaume Jablonka

Este curso terá como temática a Allemande em torno de 1770 em França, explorando as suas particularidades como sejam as posições de braços e seus entrelaçamentos muito específicos. Um único passo é repetido ao longo da dança ao som de uma música em compasso binário. Serão abordadas quatro fontes diferentes que, complementando-se, nos ajudam a reviver esta dança então na moda.

Masterclass de Cravo por Ana Mafalda Castro

21 E 22/SET | 14H30-17H30
ARMAZÉM22, V. N. de Gaia

FICHA TÉCNICA

O X PORTINGALOISE – Festival Internacional de Danças e Músicas Antigas conta com o apoio do Programa de Apoio a Projetos – Programação, da República Portuguesa – Cultura / Direção-Geral das Artes.

Promotor:
Portingaloise Associação Cultural e Artística
Direção Artística:
Catarina Costa e Silva
Direção Executiva:
Thiago Vaz
Comunicação e Redes Sociais:
Mayra Paolinelli
Design Gráfico:
Z
Vídeo e Fotografia:
Adriana Romero/Joana Jorge/Leonardo Patrício
Ana Pinho Vargas
Parceria:
Kale Cooperativa Cultural,
Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da Universidade de Coimbra | Projeto Mundos e Fundos
Apoio:
República Portuguesa – Cultura /
Direção-Geral das Artes
Armazém22

Ginasiano Escola de Dança
FCT — Fundação para a Ciência e Tecnologia
Câmara Municipal de Gaia | Espaço Corpus Christi
ESMAE – P.PORTO
Antena 2

TEASER