Vi/Ver o Paço
Corolário do trabalho desenvolvido em duas Oficinas Criativas, uma do curso de História da Arte, outra do Curso de Estudos Artísticos da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, Vi/Ver o Paço parte do estudo do repertório escultórico do Paço das Escolas. Observando as suas posições físicas, expressões e gestos, contemplando sentidos simbólicos, dramáticos ou cénicos, procurou-se compreender a volumetria e tensão destas obras, sinais de um movimento implícito que nos convida a auscultar a intenção original de cada criação.
Revisitaram-se os seus contextos históricos, temáticos e propagandísticos, fazendo-os ressoar no tempo presente. Ouvimos ainda sermões que reenquadram, refletem e, eloquentemente, veiculam ideias, valores e significados. Refletimos também sobre o espaço que separa estas esculturas… o imenso Pátio das Escolas, que nos impeliu a constituí-lo como palco, espaço cénico para diálogos dramáticos, textos coreográficos ou sonoplásticos que, de igual modo, questionam e repensam as obras e o seu enquadramento, em busca de novos significados que, nesta performance, formam uma teia invisível (porque efémera) entre elementos escultóricos e cenas. Viver contemporaneamente estes corpos escultóricos é ecoar as suas intenções, as suas ações e os seus sentidos que, não obstante simbólicos ou teatrais, ressoarão sempre na natureza humana.
Iniciativa desenvolvida no âmbito do projeto “IMAGINÁRIA: valorização e proteção participativa do património escultórico do Paço das Escolas da Universidade de Coimbra”, Prémio Semente de Investigação 2021 – Santander/UC. Produção do Ensemble Portingaloise com a participação dos alunos da Oficina Criativa de Património e Museologia do 1o ciclo de História da Arte, da Oficina de Teatro do 1o ciclo de Estudos Artísticos e bailarinos estagiários da Kale Companhia de Dança.
FICHA TÉCNICA E ARTÍSTICA
Produção
Portingaloise & Kale Companhia de Dança
Coordenação geral e direção artística
Catarina Costa e Silva
Coordenação teatral
Mário Montenegro
Coordenação coreográfica
Inês Negrão
Coordenação sonoplástica
Pedro M. Santos
Coordenação científica
Sandra Costa Saldanha
Textos dramáticos
Beatriz Faro
Beatriz Rebelo
Cristina Valente
Diana Silva
Guilherme Nunes
Jéssica Monteiro
Marta Cardoso
Silvia Carballo
Tiago Carvalho
Victoria Morais Dias
Interpretação
Beatriz Faro
Beatriz Figueiredo
Beatriz Rebelo
Cristina Valente
Diogo Cachaço
Francisca Fernandes
Gabriel Leão
Guilherme Nunes
Jessica Monteiro
Marta Cardoso
Matilde Dias
Melissa Ribeiro
Paulo Carvalho
Rui Silva
Sofia Régio
Tiago Carvalho
Thiago Vaz (artista convidado)
Criação coreográfica e interpretação
Ana Frederica Pereira
Ângelo Coelho
Beatriz Ballarin
Carolina Gomes
Carolina Lopes
Catarina Fraga
Sandro Oliveira
Sofia Pinho
Criação sonoplástica
Bernardo Matos
Inês Coelho
Pedro M. Santos
Contrarregras
Diana Silva
Rita Cabral
Silvia Carballo
Sofia Régio
Victoria Morais Dias
Agradecimentos
Mário Montenegro
Joana Antunes
Luísa Trindade
Marta Simões
Paulo Estudante
Sérgio Dias Branco
Miguel Mira
Nuno Coimbra
Apoios
Santander Universidades, Instituto de Investigação Interdisciplinar (III-UC); Centro de História da Sociedade e da Cultura (CHSC-UC); Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC); Turismo da Universidade de Coimbra, Laboratório de Investigação e Práticas Artísticas (LIPA); Kale Companhia de Dança; Ginasiano Escola de Dança; MAFIA – Federação Cultural de Coimbra; Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do I. Porto; Mimesis – Ciclo de Teatro e Artes Performativas
APRESENTAÇÃO
28/05/2022
Performance itinerante no Paço das Escolas da Universidade de Coimbra